Parece-me que um surto de Caxumba está atancando aqui pelos arredores de Rolim de Moura. Mês passado o jornalista Dorli Schimer se encarregou de sair distribuindo a danada. Suas mandíbulas incharam e dias depois, eu sofria com do mesmo mal. Então foi a vez do comentarista, massagista, vendedor e quase padre, Adenilson Florentino, ficar doente. Soube que muitas crianças estão pegando caxumba, principalmente as que estão em idade escolar, pois a doença é contagiosa. Hoje (02.09.2008), meu filho Augusto amanheceu com a cara toda inchada e todo contente. Férias escolares! Se você ainda não teve, se prepare para ficar pelo menos uma semana de molho, pois você pode ser a próxima vítima. Mas não se preocupe, a caxumba, apesar de contagiosa, não é maligna. Para tirar qualquer dúvida, pesquisei sobre a doença, e veja o que dia o site da Fiocruz:A caxumba também chamada de papeira ou parotidite é uma infecção viral (Vírus da família Paramyxoviridae, gênero paramyxovirus) das glândulas salivares (geralmente a parótida), sublinguais ou submandibulares, todas próximas aos ouvidos.
Os sintomas costumam surgir de 12 a 25 dias após o contágio. As glândulas ficam inchadas, podendo-se perceber pelo pescoço logo abaixo da orelha, e doloridas. Também causa dor de cabeça, dores musculares, fraqueza, febre, calafrios e dor ao mastigar ou engolir. Nos casos masculinos pode ocorrer orquite, isto é inflamação do testículo e em casos femininos, a ooforite, isto é, inflamação dos ovários. Em alguns casos podem ocorrer meningite, as seqüelas podem ser diminuição da capacidade auditiva e4 esterilidade.
A caxumba é transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada.
O indivíduo infectado não deve exercer atividades escolares e nem trabalhar pelo período de 09 dias após o início da doença. Ocorre usualmente sob a forma de surtos, que acometem mais as crianças sendo mais severa nos adultos, é uma doença que ocorre mais no período do inverno e primavera.
A caxumba não tem tratamento, o próprio organismo se encarrega de resolver a infecção. O tratamento é para aliviar os sintomas com o uso de analgésicos e repouso.
A prevenção para não pegar caxumba é a vacina ‘tríplice viral’, que deve ser administrada aos 15 meses de idade.
Fonte: Fiocruz

Nenhum comentário:
Postar um comentário